quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Crença no Trabalho


Photoshop, 3D, fotografia digital, ilustração e por aí afora.
Vale tudo para seduzir, encantar e conquistar o consumidor.
O "Produto Protótipo Patinho Feio" que ainda nem está em fabricação ganha ares de Presença e Tradição no mercado nas mãos de bons designers. Seria esse processo uma enganação ao consumidor? Um engodo vertiginoso e talvez até hipnótico dizendo "Compre-me, você precisa de mim..."?

Confesso que já lidei com clientes que desejaram isso, ou seja, o faturamento acima de tudo — inclusive da qualidade. E como vivemos desse negócio que faz com que tudo pareça mais belo, acabamos concordando com o tocar da banda. Sim, vamos deixar tudo mais e melhor!

Mas para isso é preciso acreditar no que estamos promovendo. É a Crença no Trabalho do cliente.
Como podemos observar e viver as mudanças das tendências de marketing atualmente, sabemos da importância da ética, como já observado por Faith Popcorn em seu famoso "Relatório Popcorn" (Campus, 1993). E pensar o design de forma ética nos coloca em nosso lugar: o de ser humano CONSUMIDOR. Um consumidor de qualidade, um consumidor vigilante que não se empolga com a beleza e o apelo "marqueteiro" até averiguar a real qualidade do produto.

E eu confesso, que como criador de imagens publicitárias, considero mais fácil e mais prazero promover através do design produtos ou serviços nos quais acreditamos e consumimos.
É o famoso "deixar o que é bom ainda melhor".

Fico feliz e relizado em saber que atualmente todos os nossos clientes possuem uma postura ética de entregar qualidade e respeito ao consumidor. Fazer design com crença no trabalho de meus clientes é garantir os resultados positivos para todos: a origem (anunciante), o destino (consumidor) e a ponte entre eles (nós da Graphia).

Para finalizar este post, recomendo experimentarem um produto pouco conhecido, mas de qualidade impressionante: os vinhos Luigi Bianchi da Vinícola Borghetto são ótimos para impressionar uma visita ou presentear alguém querido e importante.

Esse é um exemplo do que chamo de "Crença no Trabalho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário