sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Unidade de Comunicação e Propriedade da Marca

Quando entramos no website de uma empresa, ou pegamos na mão seu material gráfico, e encontramos neles elementos que já vimos em anúncios, embalagens, ou quaisquer outros materiais desta mesma empresa, significa que os designers gráficos ou agência desta trabalharam para manter a “Unidade de Comunicação” entre todos estes materiais. 



Chamamos assim as características comuns entre todos os materiais gráficos de uma mesma empresa, ou seja, é o que identifica estes materiais como pertencentes à mesma empresa ou pessoa, funcionando como assinatura, mesmo quando a marca em si não está visível.

Note que mesmo sem a marca visível o material da Kera é inconfundível.

Repare que em casos nos quais não há investimento em comunicação, é comum encontrarmos layouts de websites e impressos em que, se mudarmos a marca, estes poderiam ter sido os layouts de qualquer outra empresa. Nesse caso, dizemos que falta propriedade àquele material, e consequentemente, falta unidade na comunicação daquela empresa. O que é um problema, pois é a unidade de comunicação que fortalece a imagem da marca, assinalando sua presença toda vez que um anúncio, embalagem ou banner é visto por seus consumidores.

Temos um excelente exemplo de unidade de comunicação nos materiais desenvolvidos para a Kera Nutrição Animal. Com um bom investimento na imagem da marca, é possível conquistar uma posição de referência na mente do consumidor, e foi o que aconteceu com a Kera.
Veja como um conjunto de materiais gráficos bem organizados faz toda a diferença na hora de apresentar seu serviço, ou, nesse caso, produto:

Maior parte das embalagens da Kera, e apenas alguns banners. E um anúncio geral.


Para isso, é importante que os serviços gráficos sejam gerenciados por apenas um coordenador criativo, e desenvolvidos por uma equipe apta a pensar e desenvolver o maior número de materiais possíveis, desde a fachada até webstie. Mas este é assunto para um próximo post!

Dois dos trabalhos mais recentes: embalagem Kera ADS e a Kerilda. 


Para ver mais materiais desenvolvidos para a Kera, visite nosso site. Basta pesquisar por “Kera” para visualizar tudo.
Finalmente, recomendamos, também, que visite o site da Kera para mais aplicações.


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